Enfim, temos uma análise especializada de como funciona o novo recurso de Aprimoramento de Imagem do PS4 no PS5 Pro e do que ele realmente entrega. O Digital Foundry realizou testes detalhados, e os resultados, embora perceptíveis, são modestos.
Vale ressaltar, mais uma vez, que essa função não é o foco principal do PS5 Pro. Basicamente, ela oferece um pouco mais de nitidez aos jogos que rodam em retrocompatibilidade, embora pareça focada, em grande parte, em títulos sem atualização para o PS4 Pro ou que rodam em 1080p ou menos.
Mas o que exatamente essa ferramenta faz? O Digital Foundry não tem uma resposta definitiva, mas sugere que o recurso pode usar aprendizado de máquina para fazer o upscaling da imagem, tornando-a mais “agradável” em telas de alta resolução, como televisores 4K.
Com a ferramenta de Aprimoramento de Imagem do PS4 ativada, é possível perceber textos e objetos distantes com mais nitidez, proporcionando uma leve melhoria visual. No entanto, isso não chega ao nível de uma resolução nativa em 4K, sendo apenas uma camada extra sobre os problemas gráficos já existentes no material original, como aliasing ou cintilações.
Ainda assim, o recurso oferece uma imagem mais limpa, embora com um pequeno impacto na performance em alguns casos. Com o GPU mais potente do PS5 Pro, há pouca desvantagem em mantê-lo ligado – mas você pode desativá-lo se preferir.
Para o futuro, esperamos que a Sony continue aprimorando essa tecnologia para o PS6. Com ferramentas como o PSSR agora sob sua gestão, há um grande potencial para a empresa fornecer uma excelente solução de retrocompatibilidade na próxima geração de consoles.
Os resultados atuais são certamente bem-vindos, mas acreditamos que com o investimento certo, a Sony poderia entregar muito mais nesse aspecto.