Seis Meses Após Encerrar Tango Gameworks, Xbox Busca Estúdios Asiáticos

Phil Spencer, chefe do Xbox, revelou que a Microsoft ainda está interessada em novas aquisições, especialmente no mercado asiático de games.

Recentemente, a Microsoft completou a aquisição histórica de US$69 bilhões da Activision Blizzard King, marcando um dos maiores negócios da indústria. Essa aquisição se junta a outras anteriores, como a da ZeniMax Media, empresa-mãe da Bethesda.

Embora o foco atual da Microsoft esteja em integrar os colaboradores da Activision Blizzard ao ecossistema da empresa, Spencer destacou, em entrevista à Bloomberg, que novas aquisições continuam no radar: “Queremos estar no mercado e, quando encontramos equipes, tecnologia e capacidade que agregam ao nosso objetivo em games, continuaremos com a mente aberta,” afirmou.

Ele também mencionou que aquisições que ampliem a diversidade geográfica da Microsoft e o desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis estão entre as prioridades. Após colaborar com a Tencent para lançar Age of Empires no mobile, a Microsoft considera investir em talentos na China, embora Spencer tenha ressaltado que ainda não há nada “iminente”.

“Foi uma ótima oportunidade para aprender com equipes criativas que têm capacidades únicas,” comentou Spencer. “A verdadeira oportunidade é fazer parcerias com equipes chinesas de renome para criar jogos globais.”

O interesse da Microsoft no mercado asiático chama atenção, principalmente após o fechamento do estúdio japonês Tango Gameworks em maio. No entanto, parece que Spencer está mais voltado para estúdios de desenvolvimento móvel na China, o que não era o foco da Tango.

Além disso, se a Microsoft seguir com mais aquisições, isso pode impactar os usuários do PS5 e PS4, já que futuros lançamentos podem se tornar exclusivos. Entretanto, a abordagem de exclusividade está mudando, com alguns títulos exclusivos da Xbox chegando ao PlayStation neste ano, como o futuro Indiana Jones and the Great Circle, previsto para o PS5 na primavera.

Spencer também comentou sobre os lançamentos multiplataforma, deixando a porta aberta para a chegada de alguns jogos exclusivos do Xbox ao PlayStation no futuro.

Rolar para cima