A Square Enix revelou em seu novo plano de negócios de médio prazo que vai adotar uma abordagem “agressiva” para tornar seus jogos disponíveis em múltiplas plataformas, incluindo PlayStation, Xbox, Nintendo e PC. A ideia é que os grandes títulos AAA da empresa não fiquem restritos a um único sistema, buscando criar um ambiente em que mais jogadores possam aproveitar suas franquias.
O plano da empresa também enfatiza a importância de maximizar a aquisição de novos usuários no lançamento dos jogos e manter a base de jogadores ativos após o início das operações de gerenciamento de jogo. A estratégia da Square Enix está apoiada em quatro pilares principais: novas iniciativas para estabilidade, aumento de produtividade, diversificação das oportunidades de receita e um equilíbrio entre retorno aos acionistas e investimento em crescimento. O objetivo é “mudar de quantidade para qualidade e evoluir para oferecer uma variedade de conteúdos que garantam diversão ao redor do mundo”.
Há tempos a Square Enix não possui um padrão consistente de lançamentos, com seus jogos chegando a diferentes combinações de plataformas. Em alguns casos, contratos de exclusividade definem onde os jogos aparecem primeiro. Foi o caso de Final Fantasy XVI, que estreou apenas no PS5, com uma versão para PC prometida para o futuro. Da mesma forma, o projeto de Final Fantasy VII Remake começou como exclusivo, e a segunda parte, Rebirth, ainda deve demorar para chegar a outras plataformas. Outros lançamentos, como Octopath Traveler, começaram no Nintendo Switch e depois foram portados para PC e Xbox One, enquanto a sequência expandiu para PS5, PS4, Switch e PC, mas não foi lançada para Xbox.
Embora seja improvável que essa nova abordagem afete contratos em andamento, como o do terceiro jogo da trilogia Final Fantasy VII Remake, parece claro que a Square Enix planeja disponibilizar seus jogos em tantas plataformas quanto possível a partir de agora.